Caneca Chinesa

janeiro 2, 2011

Materiais:

– 1 caneca branca de melamina

– lixa 220 para madeira

– primer para plástico (primer 7 em 1)

– fita crepe

– tinta acrílica fosca vermelha

– tinta acrílica metálica dourada

– papel para decoupage com motivo oriental

– cola para decoupage

– hidrolaca (laca acrílica)

– esponja para lavar louça (nova)

– pincel macio

Passo a Passo:

– Lixe toda a parte externa da caneca para auxiliar na aderência do primer. Lave a caneca com água e sabão para retirar gordura e poeira e enxugue bem.

– Pegue uma esponja nova de lavar louça (que nunca tenha sido usada para lavar louça) e retire a parte verde (mais áspera) com uma tesoura. Recorte a esponja em pedaços com cerca 3 cm de largura (isso facilita a pintura e dá maior vida útil a esponja, posto que você usa apenas um pedaço de cada vez).

– Coloque um pouco de primer num pratinho. Molhe a esponja no primer e dê batidinhas em toda a parte externa da caneca até que esteja completamente coberta. Aguarde a secagem de acordo com as instruções da embalagem.

– Use uma esponja (limpa e seca) para aplicar duas demãos de tinta vermelha em toda a parte externa da peça, intercalando a secagem.

– Com a fita crepe, isole a área a ser pintada de dourado (alça, base e borda superior). Use a esponja (limpa e seca) para aplicar duas demãos de tinta dourada na alça, base e borda superior, intercalando a secagem.

– Recorte dois leques do papel para decoupage. Passe a cola no verso do leque da seguinte forma: molhe o pincel na cola e passe uma camada de cola (dê preferência à cola líquida em detrimento da cola gel). O papel vai absorver a umidade da cola e se curvar. Passe mais uma camada de cola e aplique o leque na caneca, alisando com um pano limpo e seco para garantir que não haja formação de bolhas. Repita o mesmo procedimento com o outro leque.

– Com um pincel macio, passe duas demãos de hidrolaca na peça, intercalando a secagem.

Dicas:

– Essa é uma ótima técnica para criar brindes de festas de aniversário, chá de bebê e chá de panela. Mude cor da tinta e o desenho do papel para decoupage e obtenha uma peça completamente diferente e adequada a ocasião.

– A esponja deve ser nova, porque, se houver resíduos de detergente, ele se misturará com a tinta e a fará rachar e descascar. A esponja pode lavada e reutilizada para pintura. Quando perceber que a esponja ficou velha e amoleceu, jogue-a fora, pois ela pode se desmanchar e deixar pedaços misturados na tinta.

– Se puder, deixe o primer descansar na peça por uma semana antes de pintar por cima. Isso garante uma melhor aderência do primer à peça.

– Caso pingue tinta no interior da peça, a mesma pode ser limpa com um cotonete embebido em acetona ou removedor de esmalte.

Obrigada pela visita e volte sempre!

https://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver dicas de artesanato.

Anúncios

2 Respostas to “Caneca Chinesa”

  1. Raquel Duarte Says:

    Ankh,
    Muito obrigada! Que bom que gostou!
    Obrigada por acompanhar nossos posts.
    Raquel Duarte

  2. Ankh Says:

    Muito bom este PAP – parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: