Colar Fuxico

novembro 28, 2010

Materiais:

– 1 m de fio fino preto encerado

– 20 g de miçangas grandes pretas

– 3 chapas redondas prateadas com dois furos cada

– retalhos de tecido preto de poá branco

– 3 botões pretos

– linha de costura preta

– cola pano

– cola de isopor (base PVAc)

– cola branca

– agolinha de metal

Passo a Passo:

– Recorte 18 discos de tecido usando um copo como molde. Faça fuxicos comuns com 3 discos de tecido. Enfie um pedaço de linha na agulha e dê um nó juntando as duas pontas. Dobre as bordas do tecido em cerca de 3 milímetros para fazer um espécie de bainha. Vá dobrando conforme enfia a agulha numa espécie de alinhavo de pontos espaçados. Ao terminar de alinhavar toda a circunferência, puxe a linha para franzir o tecido, formando o fuxico. Prenda um botão no centro do fuxico com linha preta.

– Pegue 5 discos de tecido e faça uma flor de fuxico. Dobre o disco ao meio e novamente ao meio. Use linha e agulha para alinhavar o lado arredondado do tecido dobrado. Dobre os 5 discos e alinhave um ligado ao outro sem arrematar ou cortar a linha. Quando chegar à última, puxe a linha para que as pétalas fiquem franzidas e una a primeira pétala na última. Cole um fuxico comum (com botão) nas pétalas da flor usando a cola pano. Repita o procedimento com os discos de tecido restantes para obter mais duas flores.

– Enfie as miçangas no fio encerado. Enfie o fio encerado nas placas de metal no local que deseja que as flores de fuxico fiquem posicionadas. Posicione uma placa mais baixa do lado esquerdo e uma placa mais alta do lado direito (não coloque as duas simetricas). Não ponha a terceira placa agora, ela só será usada depois.

– Quando alcançar o tamanho desejado do colar, junte as duas pontas do fio e dê um nó bem apertado. Deixe uma sobra de uns 5 cm de fio de pois do nó. Coloque uma miçanga em cada pedaço de fio, dê um nó para arrematar e corte. Passe um pouco de cola branca na ponta para não desfiar.

–  Passe cola de isopor nas placas de metal que estão presas no colar (do lado do fio) e cole as flores de fuxico. Aguarde a secagem completa (cerca de 6 horas).

– Coloque uma argolhinha prateada em um dos furos da placa de metal restante, transformando-a em um pingente. Passe cola de isopor na placa e cole a flor de fuxico, aguardando a secagem completa. Coloque o pingente no centro do colar com o auxílio de alicates de bijuteria.

Dicas:

– Compre o fio encerado mais fino que encontrar e as maiores miçangas que achar.

– As placas de metal são pesadas, portanto, não se deve usar o fio de nylon que não suportaria o peso da peça.

– Para facilitar o trabalho de enfiar as miçangas, apare as pontas do fio encerado, passe cola branca e espere secar. Isso evita que ele desfie durante o trabalho.

Obrigada pela visita e volte sempre!

https://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver dicas de artesanato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: