Caixa Fuxico

novembro 14, 2010

Materiais:

– 1 caixa de MDF com tampa

– tinta PVA branca

– tinta acrílica fosca azul marinho

– tecido estampado 100% algodão de fundo azul marinho com estampa de morangos

– tecido estampado 100% algodão vermelho

– cola branca escolar

– cola pano

– termolina leitosa

– laca acrílica brilhante

– 21 botões azuis

– linha de costura vermelha

– cola transparente à base de PVAc

– 4 protetores de móveis de carpete

Passo a Passo:

– Usando um pincel macio, pinte a caixa por dentro e por fora e a parte interna da tampa e a com duas demãos e tinta azul marinho, intercalando a secagem.

– Usando um pincel macio, passe duas demãos de laca acrílica brilhante na caixa e na parte interna da tampa, intercalando a secagem.

– Recorte um pedaço do tecido estampado suficiente para forrar a parte externa da tampa. Passe cola escolar na parte externa da tampa com um pincel de cerdas duras e estique com um rolinho de espuma para garantir que não haja excessos e cole o tecido. Cole primeiro no topo da tampa, depois em duas laterais opostas. Dobre o excesso de pano de forma que ele fique escondido ao forrar as outras duas laterais da tampa. Cole as bordas do tecido para dentro da tampa.

– Com um pincel macio, passe uma demão de termolina leitosa sobre todo o tecido, para impermeabilizá-lo e aguarde a secagem.

– Usando a boca de um copo como molde e um lápis amarelo para marcar, recorte 9 discos do tecido liso e 17 do tecido estampado.

– Faça fuxicos comuns com todos os 17 discos de tecido estampado e 4 dos discos de tecido liso. Enfie um pedaço de linha na agulha e dê um nó juntando as duas pontas. Dobre as bordas do tecido em cerca de 3 milímetros para fazer um espécie de bainha. Vá dobrando conforme enfia a agulha numa espécie de alinhavo de pontos espaçados. Ao terminar de alinhavar toda a circunferência, puxe a linha para franzir o tecido, formando o fuxico. Prenda um botão no centro do fuxico com linha vermelha.

– Pegue os 5 discos de tecido liso restantes e faça uma flor de fuxico. Dobre o disco ao meio e novamente ao meio. Use linha e agulha para alinhavar o lado arredondado do tecido dobrado. Dobre os 5 discos e alinhave um ligado ao outro sem arrematar ou cortar a linha. Quando chegar à última, puxe a linha para que as pétalas fiquem franzidas e una a primeira pétala na última com um pontinho. Cole um fuxico comum estampado (com botão) nas pétalas da flor usando a cola pano.

– Os fuxicos que decoram a tampa devem ser colados com cola pano. Os fuxicos que decoram a caixa devem ser colados com cola transparente à base de PVAc.

– Cole os protetores de móveis de carpete na base da caixa.

Dica:

– Cole os fuxicos em uma lateral da caixa de cada vez e aguarde a total secagem antes de passar para a próxima lateral para que elas não escorreguem e saiam do lugar.

Obrigada pela visita e volte sempre!

https://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver dicas de artesanato.

Anúncios

2 Respostas to “Caixa Fuxico”

  1. Raquel Duarte Says:

    Soninha,
    Muito obrigada, amiga! Logo postarei no blog a caixinha que te dei de presente.
    Obrigada por sua generosidade e carinho.
    Raquel Duarte

  2. Sonia Salviano dos Santos Says:

    Olá Raquel parabéns pelo seu blog, muito bonito e criativo. Não deu pra ler tudo mas o que vi adorei. Orgulho-me muito de conviver com uma pessoa tão criativa como vc, tem grande futuro pela frente, bjs com carinho da Sonita. Janeiro/2011.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: