Dica: Acabamento e Proteção da Base da Peça

janeiro 3, 2010

Dicas de Artesanato. Clique nas fotos para ver o passo a passo.

O esmero no acabamento é o que gera a valorização do trabalho artesanal. Por isso também é necessário cuidar do acabamento da base da peça. Mostraremos aqui algumas sugestões para que a base de sua peça fique bonita e protegida.

1. Feltro, EVA ou Cortiça

Uma maneira fácil e rápida de dar acabamento à base de suas peças é forrar a base com feltro, EVA ou cortiça.

Escolha o material que mais combinar com a sua técnica. Corte um pedaço do material do tamanho da base da peça. O EVA e a cortiça devem ser cortados com o auxílio de um estilete e uma régua de metal. Para cortar o feltro use uma tesoura afiada. Cole o pedaço do material escolhido na base da peça usando cola transparente a base de PVAc (facilmente encontrada em papelarias).

Essa técnica pode ser usada na base de caixas em geral. O feltro é especialmente recomendado para a proteção da base das peças de gesso. A base da peça de gesso deve ser pintada e envernizada antes de ser colado o feltro, para que o gesso fique mais resistente e a peça tenha mais durabilidade.

2. Protetores de Móveis de Carpete ou Silicone

Se decidir não forrar a base da peça, será necessário pintá-la e envernizá-la. Deixar a base da peça sem qualquer acabamento enfeia a peça como um todo e desvaloriza o seu trabalho.

Pinte a base com duas demãos de uma tinta que combine com a sua peça e depois impermeabilize com duas demãos do verniz de sua preferência, intercalando a secagem.

Para proteger sua peça e os móveis onde ela será apoiada, cole protetores de móveis de carpete ou silicone. Esses protetores são facilmente encontrados em lojas de 1,99, são auto-colantes e estão disponíveis em vários tamanhos. Os protetores de carpete são mais baratos e podem ser usados em peças maiores como revisteiros, lixeiras, gaveteiros e baús. Os protetores de silicone são mais caros e imprimem um ar mais sofisticado à peça, podendo ser usados em porta-jóias, por exemplo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

https://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver dicas de artesanato.

Anúncios

4 Respostas to “Dica: Acabamento e Proteção da Base da Peça”

  1. Raquel Duarte Says:

    Celia,
    Pegue um pincel qualquer, molhe a ponta do cabo do pincel na tinta e depois pressione sobre a caixa para obter uma bolinha. Repita o processo para cobrir a caixa de bolinhas. É possível comprar em lojas de artesanato uma pecinha plástica com várias pontas de diâmetros diferentes que também serve para a mesma finalidade e possibilita fazer bolinhas de vários tamanhos.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Boas Festas!!!
    Raquel Duarte

  2. Celia Thiesen Says:

    Oi,por gentileza, poderia me ensinar a fazer bolinhas n caixa de MDF pintadas, ficarei muito grata. fELIZ nATAL

  3. Raquel Duarte Says:

    Maisa,
    As tintas e vernizes à base de água foram criadas para serem menos agressivas à saúde, sendo esse o seu benefício. Entretanto, não são muito resistentes. O máximo que se pode fazer é passar uma flanela seca para tirar o pó. No caso de verniz acrílico, dependendo da marca, até um pano úmido pode danificar o acabamento. Algumas marcas de laca à base de água permitem que a peça seja lavada, quando necessário.
    Infelizmente, a gordura, para ser retirada, depende do uso de detergentes, que provavelmente desmancharão a camada de verniz. Caso isso ocorra, só há duas soluções: jogar a peça fora ou lixar bem e repintar.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  4. Maisa Moreno Says:

    Tenho um problema e preciso resolver urgente: minha de caixa de chá está engordurada por ficar na cozinha.
    Como faço para limpar sem danificar a peça? O acabamento é com verniz acrílico brilhante a base de água.
    Grata


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: