Dica: Como forrar MDF com tecido

setembro 25, 2010

Cobrimos nossas peças com tinta, decoramos com recortes de papel, forramos com guardanapos e podemos também usar tecidos.

Forrar MDF com tecido tem se tornado cada vez mais popular pelo belo acabamento e variedade de estampas. Essa técnica deriva da cartonagem, em que pedaços de papel paraná são cortados, forrados de tecido e colados, formando caixas, capas de cadernos etc. E a moda do patchwork aumentou a oferta de tecidos 100% algodão no mercado.

Essas são algumas dicas úteis para quem deseja começar a forrar peças de MDF com tecido:

1. Tecido 100% algodão

Para essa técnica, o tecido indicado é o 100% algodão. É importante que o tecido seja 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de tecidos de algodão estampado em armarinhos e sites da internet, os quais são os mesmos usados para as técnicas da cartonagem e do patchwork.

2. Base branca

Da mesma forma que pintamos a peça de branco antes de colar um guardanapo, devemos pintá-la de branco para receber o tecido. Isso garante que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do MDF.

3. Cola Branca

Não é preciso comprar colas específicas para decoupage em tecido ou cola pano. Tais colas são adequadas para colar tecido em tecido e não tecido em MDF.

A cola adequada para essa técnica é a cola branca escolar: barata e fácil de encontrar.

4. Rolinho de espuma

Aplique a cola com um pincel (não precisa ser novo nem macio) e passe um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Cola aplicada em excesso pode manchar o tecido.

5. Espátula

Depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolinho, cole o tecido sobre a caixa de MDF e passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça.

Essa espátula se parece muito com a usada para cortar massa de pão, mas não é a mesma, pois o material de que é feita é diferente. A espátula para artesanato (o nome comercial dela é “espátula decoradora”) é mais macia e não desfiará o tecido.

6. Termolina leitosa

O tecido pode ser impermeabilizado com termolina leitosa antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem.

A termolina também pode ser aplicada no tecido depois dele colado na peça, para impermeabilizá-la. Por cima da termolina já seca é possível passar verniz acrílico ou laca à base de água.

Obrigada pela visita e volte sempre!

http://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver mais dicas de artesanato.

About these ads

39 Respostas to “Dica: Como forrar MDF com tecido”

  1. Raquel Duarte Says:

    Luciana,
    Cola branca escolar funciona perfeitamente bem, mas a cola branca extra também pode ser usada.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  2. luciana Portela Says:

    Pode ser qualquer cola escolar branca para colar o tecido na caixa ou tem alguma mais indicada, vi muita gente que usa uma tal de cascorez. obrigada

  3. Raquel Duarte Says:

    Fabiane,
    A dica que dei para a Marilda também serve para você. Use um rolinho de espuma para agilizar o trabalho e pode aplicar verniz sobre a termolina já seca para garantir maior durabilidade.
    Você também pode optar pelos tecidos adesivos existentes no mercado. Eles são mais caros, mas também mais práticos: só é preciso limpar e secar o móvel, tirar o papel protetor do tecido e colá-lo. Ele também já vem impermeabilizado.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  4. Raquel Duarte Says:

    Marilda,
    Infelizmente você escolheu uma peça muito difícil para começar. As peças ideais para forração são lisas. Os recortes vão dificultar demais a cobertura com tecido, a menos que você cubra totalmente a cúpula com tecido, permitindo que as estrelas apareçam apenas quando o abajur for ligado. Se a base do abajur for trabalhada (não for um mero cilíndro), a cobertura com tecido será dificilima e eu recomendo que você apenas a pinte com uma cor que combine com os tecidos que escolheu.
    Não vi a sua peça, então passarei um passo a passo genérico para móveis e peças decorativas que se pretenda reformar:
    Lixe a peça de madeira para retirar o verniz. Retire todo o pó da peça com um pano úmido. Pinte a peça com duas demãos de tinta PVA na cor branca. Aguarde a secagem. Passe cola branca na peça (sem excessos para não manchar) e fixe o tecido. Passe duas demãos de termolina leitosa para impermeabilizar. Depois de seco, retire os excessos com uma lixa.
    Não recomendo que use os retalhos de tecido, isso dificultará demais a sua tarefa, principalmente por conta dos recortes da peça. Escolha uma estampa e use. Mas pode usar uma estampa na base e outra na cúpula.
    Espero ter ajudado.
    Raquel Duarte

  5. Olá.
    Tenho um abajur em madeira na cor laranlja e queria revestí-lo em tecido, A cúpula do abajur tem detalhes abertos em estrelas e etc. Não sei como fazer. Queria que me ensinasse passo-a-passo, pois será meu primeiro trabalho.
    Comprei rolinhos de tecidos apropriados em 100% algodão, são estampados ideais para patchwork, pois são diferentes. Comprei termolina, cola branca e um rolinho. E agora por onde começo? Queria fazer o trabalho com quatro ou cinco diferentes. Como faço?Tenho que cortar pedaços de tecidos?
    Enfim não sei nada, mas tenho boa vontade em apender, pois adoro artesanato.
    Um abraço
    Marilda de Fátima Barros
    Lages-SC

  6. Fabiane Says:

    Olá td bem ,e aprimora vez que farei esse trabalho, vou renovar um guarda roupa onde as portas são branca fosca ,preciso fazer algo antes? Passo a cola branca e colo o tecido e depois novamente passo a cola e depois de seco passo a termolina? Isso garante que o tecido ficara bem anexado?poxa me ajude pois estou aproveitando o guarda roupa chegada do meu bebe….obrigada!!!!

  7. Raquel Duarte Says:

    Karen,
    Eu costumo cortar o tecido (sem termolina) maior do que a área que pretendo cobrir. Depois de colado e seco, eu passo a termolina (duas demãos). Na verdade, eu só arremato (corto as sobras de tecido com a lixa) depois da termolina estar seca e, por isso, ele não desfia.
    É possível fazer como você disse (passar a termolina antes de colar o tecido) no caso de caixas pequenas, mas fica difícil no caso de caixas grandes (e eu adoro fazer caixas grandes) porque o tecido (nesse caso, bem grande) precisa secar em uma superfície plana coberta de plástico transparente.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  8. Karen Slompo Says:

    Bom dia, Raquel!
    Primeiro parabéns pelo desprendimento de ensinar tudo assim com tanto capricho!
    Minha dúvida é: passo a termolina no tecido antes de recortar para evitar que ele desfie, correto? depois eu tenho que esperar secar para recortar e colar no MDF?
    E depois, tenho que esperar a cola branca secar para passar outra demão de termolina?
    Muito obrigada!
    Abraços!

  9. Raquel Duarte Says:

    Lizzie,

    Sim, você pode colar tecido em móveis prontos. Nesse caso, recomendo o uso de tecido adesivo. Ele já vem impermeabilizado e pode ser limpo com um paninho úmido. Por ser adesivo, dispensa o uso de cola.
    Você também pode usar tecido comum e utilizar a mesma técnica das caixinhas.
    Para qualquer um das duas técnicas é necessário lixar o móvel para tirar todo o verniz e limpar bem com um pano úmido para tirar todo o pó antes de fazer a colagem. Se o tecido for claro, passar tinta branca no móvel (acrílica ou PVA) antes de colar o tecido, é fundamental.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Raquel Duarte

  10. Raquel Duarte Says:

    Darci,

    A termolina deve ser passada sobre o tecido para impermeabilizá-lo e evitar que manche. O verniz pode ser passado sobre a termolina, mas é opcional. Se preferir, pode apenas passar duas demãos de termolina e dispensar o verniz.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Raquel Duarte

  11. darci Says:

    posso passar termolina por cima do verniz e depois passar novamente verniz?

  12. lizzie Says:

    Ola, queria saber se conseguimos colar o tecido no mdf de moveis prontos, como guarda roupas, etc.

  13. Raquel Duarte Says:

    Meire,
    Não recomendo a utilização de tecido que não seja 100% algodão para essa técnica. O tecido sintético tende a manchar e descolar com facilidade.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  14. meire Says:

    estou querendo forrar um bau com tecido, mas nao e de algodao, gostaria qual cola ideal para colar o tecido por fora, pois dos lados foi grampear.

  15. Raquel Duarte Says:

    Arilma,
    Depende da peça. Algumas são tão frágeis que acabarão estragando (ou o MDF ou a dobradiça).
    Se achar que pode retirar sem estragar, faça isso. Caso contrário, pode colar o tecido por cima da dobradiça. A única diferença é que você não vai conseguir cortar o tecido com a lixa, então impermeabilize o tecido com termolina e corte com um cortador circular, depois cole o tecido com cola branca.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  16. nayara Says:

    Vouuuuuu experimentar ,tomara q dê certo

  17. Arilma Lima Says:

    Nossa adorei! sauas dicas, vc explica com clareza. Gostaria mt de uma dica de como forrar caixas de mdf com tecido mas aquelas com dobradiças ou se devo arranca- las e depois colocar. Obrigada.

  18. Raquel Duarte Says:

    Nayana,
    A renda é furada, então é necessário pintar a caixa ou forrar com tecido antes de colar a renda. Use renda de algodão para um melhor resultado. Passe a termolina na caixa, cole a renda e depois passe mais termolina por cima da renda.
    Você também pode optar por passar a termolina na renda, com um pincel macio, usando papel alumínio como base. Depois fixe a renda sobre a peça e pincele mais termolina por cima.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  19. Nayana Says:

    Gostaria, se possível, de passo passo para forrar caixa de mdf com renda. E a passamos termolina por cima da renda também? Obrigada.

  20. obrigada pelas dicas!eu uso a cola branca mesmo para impermeabilizar.

  21. JOELMA Says:

    MUITO BOM….OBRIGADA.

  22. daniela Says:

    Oi flor adorei seus trabalhos são lindos parabéns

  23. Fabiana Says:

    vou tentar fazer assim as peças do enxoval da minha sobrinha
    volto para falar da experiência.

  24. Raquel Duarte Says:

    Sofia,
    O ideal é passar termolina no tecido antes de recortá-lo e fazer a aplicação para que ele não desfie.
    O uso da termolina não vai fazer o tecido ficar manchado, mas, dependendo da cor dos tecidos que você usou (se o de cima for claro e o de baixo escuro), é possível que a cor (e estampa) do tecido que está por baixo apareça através do tecido que está colado por cima, dando aparência de manchado.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  25. Sofia Says:

    Bom dia,

    e no caso de termos colado tecido sobre tecido e as pontas estão a desfiar-se? posso aplicar a termolina leitosa depois? A termolina não vai manchar o tecido que está por baixo?
    Obrigada.

  26. artesanato Says:

    impossivel nao comentar seu site muiito lindo vou indicar forte abraço. renato
    sou fabricante de peças em mdf da uma olada em minha loja renato artesanato

  27. dayana Says:

    essas caixas são lindas

  28. Raquel Duarte Says:

    Jaqueline,
    Eu utilizo apenas produtos a base de água nas minhas peças (o que não é o caso do verniz geral). Os produtos a base de água são menos tóxicos, estragam menos os pincéis e tem ótimos resultados.
    Obrigada pela visita e volta sempre!
    Raquel Duarte

  29. Raquel Duarte Says:

    Maria Canedo,
    Não recomendo adicionar água à termolina, pois a peça ficará muito molhada e não ficará impermeabilizada corretamente.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  30. sueli Says:

    Sueli dantas ; gostei das suas dicas ,maioria manda comprar colas caras eu mesma ja comprei varias,sua dica vou esperimentar pois estou aprendendo esse artesanato,muito util obrigado, mande mais.

  31. Gisele Says:

    gostei muito das explicações e espero ser capaz de fazer uma caixa bem bonita para enfeitar meu quarto. Beijo!

  32. Jaqueline Says:

    Obrigada pela dica simples. O veniz geral pode ser usado(pergunto)

  33. Maria Canedo Says:

    Ótima a explicação. Há um tempão venho procurando por isso. Parabéns.
    Quero saber se posso adicionar um pouco de água à termolina?

  34. Eline Says:

    amei a dica, muito obrigada.

  35. simone Says:

    adorei as dicas. foram muito valiosas para mim.

  36. Raquel Duarte Says:

    Patrícia,
    De nada. Adoro forrar caixas com MDF e fico feliz que a dica tenha sido útil.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  37. Patricia Says:

    Adorei a dica. Obrigada.

  38. Raquel Duarte Says:

    Valdirene,
    Não costumo forrar as caixas por dentro com tecido e sim com feltro, por ser muito mais simples. A explicação você encontra aqui: http://wp.me/pwhpD-1S.
    Caso ainda prefira forrar com tecido, há duas técnicas possíveis. Pode usar uma técnica de cartonagem e recortar pedaços de cartão do tamanho das laterais internas da caixa forrando-os com tecido usando a cola branca. Depois cole os cartões no interior da caixa com a cola de PVAc. Essa técnica se mostra mais trabalhosa pois o cartão deve ser perfeitamente medido e cortado para que se encaixe corretamente, ao contrário do feltro que trabalha e se molda a pequenas imperfeições da caixa.
    Outra forma possível é fazer um molde do interior da caixa com papel pardo, por exemplo. Recorte um pedaço de tecido maior do que o molde, passe termolina leitosa e espere secar para só depois recortar conforme o molde e colar dentro da caixa. A termolina é essencial para que o tecido não desfie nem trabalhe quando for colado com a cola branca. Nessa técnica, a perfeição do molde também é essencial.
    Espero ter podido ajudar. Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  39. valdirene Says:

    olá
    adorei a explicação! agora preciso saber como faço para forrar a caixinha por dentro, também com tecido
    obrigada

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores