Dica: Como forrar MDF com tecido

setembro 25, 2010

Cobrimos nossas peças com tinta, decoramos com recortes de papel, forramos com guardanapos e podemos também usar tecidos.

Forrar MDF com tecido tem se tornado cada vez mais popular pelo belo acabamento e variedade de estampas. Essa técnica deriva da cartonagem, em que pedaços de papel paraná são cortados, forrados de tecido e colados, formando caixas, capas de cadernos etc. E a moda do patchwork aumentou a oferta de tecidos 100% algodão no mercado.

Essas são algumas dicas úteis para quem deseja começar a forrar peças de MDF com tecido:

1. Tecido 100% algodão

Para essa técnica, o tecido indicado é o 100% algodão. É importante que o tecido seja 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de tecidos de algodão estampado em armarinhos e sites da internet, os quais são os mesmos usados para as técnicas da cartonagem e do patchwork.

2. Base branca

Da mesma forma que pintamos a peça de branco antes de colar um guardanapo, devemos pintá-la de branco para receber o tecido. Isso garante que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do MDF.

3. Cola Branca

Não é preciso comprar colas específicas para decoupage em tecido ou cola pano. Tais colas são adequadas para colar tecido em tecido e não tecido em MDF.

A cola adequada para essa técnica é a cola branca escolar: barata e fácil de encontrar.

4. Rolinho de espuma

Aplique a cola com um pincel (não precisa ser novo nem macio) e passe um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Cola aplicada em excesso pode manchar o tecido.

5. Espátula

Depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolinho, cole o tecido sobre a caixa de MDF e passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça.

Essa espátula se parece muito com a usada para cortar massa de pão, mas não é a mesma, pois o material de que é feita é diferente. A espátula para artesanato (o nome comercial dela é “espátula decoradora”) é mais macia e não desfiará o tecido.

6. Termolina leitosa

O tecido pode ser impermeabilizado com termolina leitosa antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem.

A termolina também pode ser aplicada no tecido depois dele colado na peça, para impermeabilizá-la. Por cima da termolina já seca é possível passar verniz acrílico ou laca à base de água.

Obrigada pela visita e volte sempre!

http://oficinadearte.wordpress.com/

Clique aqui para ver fotos e passo a passo de outras peças.

Clique aqui para ver mais dicas de artesanato.

About these ads

33 Respostas to “Dica: Como forrar MDF com tecido”

  1. Raquel Duarte Diz:

    Karen,
    Eu costumo cortar o tecido (sem termolina) maior do que a área que pretendo cobrir. Depois de colado e seco, eu passo a termolina (duas demãos). Na verdade, eu só arremato (corto as sobras de tecido com a lixa) depois da termolina estar seca e, por isso, ele não desfia.
    É possível fazer como você disse (passar a termolina antes de colar o tecido) no caso de caixas pequenas, mas fica difícil no caso de caixas grandes (e eu adoro fazer caixas grandes) porque o tecido (nesse caso, bem grande) precisa secar em uma superfície plana coberta de plástico transparente.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  2. Karen Slompo Diz:

    Bom dia, Raquel!
    Primeiro parabéns pelo desprendimento de ensinar tudo assim com tanto capricho!
    Minha dúvida é: passo a termolina no tecido antes de recortar para evitar que ele desfie, correto? depois eu tenho que esperar secar para recortar e colar no MDF?
    E depois, tenho que esperar a cola branca secar para passar outra demão de termolina?
    Muito obrigada!
    Abraços!

  3. Raquel Duarte Diz:

    Lizzie,

    Sim, você pode colar tecido em móveis prontos. Nesse caso, recomendo o uso de tecido adesivo. Ele já vem impermeabilizado e pode ser limpo com um paninho úmido. Por ser adesivo, dispensa o uso de cola.
    Você também pode usar tecido comum e utilizar a mesma técnica das caixinhas.
    Para qualquer um das duas técnicas é necessário lixar o móvel para tirar todo o verniz e limpar bem com um pano úmido para tirar todo o pó antes de fazer a colagem. Se o tecido for claro, passar tinta branca no móvel (acrílica ou PVA) antes de colar o tecido, é fundamental.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Raquel Duarte

  4. Raquel Duarte Diz:

    Darci,

    A termolina deve ser passada sobre o tecido para impermeabilizá-lo e evitar que manche. O verniz pode ser passado sobre a termolina, mas é opcional. Se preferir, pode apenas passar duas demãos de termolina e dispensar o verniz.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Raquel Duarte

  5. darci Diz:

    posso passar termolina por cima do verniz e depois passar novamente verniz?

  6. lizzie Diz:

    Ola, queria saber se conseguimos colar o tecido no mdf de moveis prontos, como guarda roupas, etc.

  7. Raquel Duarte Diz:

    Meire,
    Não recomendo a utilização de tecido que não seja 100% algodão para essa técnica. O tecido sintético tende a manchar e descolar com facilidade.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  8. meire Diz:

    estou querendo forrar um bau com tecido, mas nao e de algodao, gostaria qual cola ideal para colar o tecido por fora, pois dos lados foi grampear.

  9. Raquel Duarte Diz:

    Arilma,
    Depende da peça. Algumas são tão frágeis que acabarão estragando (ou o MDF ou a dobradiça).
    Se achar que pode retirar sem estragar, faça isso. Caso contrário, pode colar o tecido por cima da dobradiça. A única diferença é que você não vai conseguir cortar o tecido com a lixa, então impermeabilize o tecido com termolina e corte com um cortador circular, depois cole o tecido com cola branca.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  10. nayara Diz:

    Vouuuuuu experimentar ,tomara q dê certo

  11. Arilma Lima Diz:

    Nossa adorei! sauas dicas, vc explica com clareza. Gostaria mt de uma dica de como forrar caixas de mdf com tecido mas aquelas com dobradiças ou se devo arranca- las e depois colocar. Obrigada.

  12. Raquel Duarte Diz:

    Nayana,
    A renda é furada, então é necessário pintar a caixa ou forrar com tecido antes de colar a renda. Use renda de algodão para um melhor resultado. Passe a termolina na caixa, cole a renda e depois passe mais termolina por cima da renda.
    Você também pode optar por passar a termolina na renda, com um pincel macio, usando papel alumínio como base. Depois fixe a renda sobre a peça e pincele mais termolina por cima.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  13. Nayana Diz:

    Gostaria, se possível, de passo passo para forrar caixa de mdf com renda. E a passamos termolina por cima da renda também? Obrigada.

  14. obrigada pelas dicas!eu uso a cola branca mesmo para impermeabilizar.

  15. JOELMA Diz:

    MUITO BOM….OBRIGADA.

  16. daniela Diz:

    Oi flor adorei seus trabalhos são lindos parabéns

  17. Fabiana Diz:

    vou tentar fazer assim as peças do enxoval da minha sobrinha
    volto para falar da experiência.

  18. Raquel Duarte Diz:

    Sofia,
    O ideal é passar termolina no tecido antes de recortá-lo e fazer a aplicação para que ele não desfie.
    O uso da termolina não vai fazer o tecido ficar manchado, mas, dependendo da cor dos tecidos que você usou (se o de cima for claro e o de baixo escuro), é possível que a cor (e estampa) do tecido que está por baixo apareça através do tecido que está colado por cima, dando aparência de manchado.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  19. Sofia Diz:

    Bom dia,

    e no caso de termos colado tecido sobre tecido e as pontas estão a desfiar-se? posso aplicar a termolina leitosa depois? A termolina não vai manchar o tecido que está por baixo?
    Obrigada.

  20. artesanato Diz:

    impossivel nao comentar seu site muiito lindo vou indicar forte abraço. renato
    sou fabricante de peças em mdf da uma olada em minha loja renato artesanato

  21. dayana Diz:

    essas caixas são lindas

  22. Raquel Duarte Diz:

    Jaqueline,
    Eu utilizo apenas produtos a base de água nas minhas peças (o que não é o caso do verniz geral). Os produtos a base de água são menos tóxicos, estragam menos os pincéis e tem ótimos resultados.
    Obrigada pela visita e volta sempre!
    Raquel Duarte

  23. Raquel Duarte Diz:

    Maria Canedo,
    Não recomendo adicionar água à termolina, pois a peça ficará muito molhada e não ficará impermeabilizada corretamente.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  24. sueli Diz:

    Sueli dantas ; gostei das suas dicas ,maioria manda comprar colas caras eu mesma ja comprei varias,sua dica vou esperimentar pois estou aprendendo esse artesanato,muito util obrigado, mande mais.

  25. Gisele Diz:

    gostei muito das explicações e espero ser capaz de fazer uma caixa bem bonita para enfeitar meu quarto. Beijo!

  26. Jaqueline Diz:

    Obrigada pela dica simples. O veniz geral pode ser usado(pergunto)

  27. Maria Canedo Diz:

    Ótima a explicação. Há um tempão venho procurando por isso. Parabéns.
    Quero saber se posso adicionar um pouco de água à termolina?

  28. Eline Diz:

    amei a dica, muito obrigada.

  29. simone Diz:

    adorei as dicas. foram muito valiosas para mim.

  30. Raquel Duarte Diz:

    Patrícia,
    De nada. Adoro forrar caixas com MDF e fico feliz que a dica tenha sido útil.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  31. Patricia Diz:

    Adorei a dica. Obrigada.

  32. Raquel Duarte Diz:

    Valdirene,
    Não costumo forrar as caixas por dentro com tecido e sim com feltro, por ser muito mais simples. A explicação você encontra aqui: http://wp.me/pwhpD-1S.
    Caso ainda prefira forrar com tecido, há duas técnicas possíveis. Pode usar uma técnica de cartonagem e recortar pedaços de cartão do tamanho das laterais internas da caixa forrando-os com tecido usando a cola branca. Depois cole os cartões no interior da caixa com a cola de PVAc. Essa técnica se mostra mais trabalhosa pois o cartão deve ser perfeitamente medido e cortado para que se encaixe corretamente, ao contrário do feltro que trabalha e se molda a pequenas imperfeições da caixa.
    Outra forma possível é fazer um molde do interior da caixa com papel pardo, por exemplo. Recorte um pedaço de tecido maior do que o molde, passe termolina leitosa e espere secar para só depois recortar conforme o molde e colar dentro da caixa. A termolina é essencial para que o tecido não desfie nem trabalhe quando for colado com a cola branca. Nessa técnica, a perfeição do molde também é essencial.
    Espero ter podido ajudar. Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  33. valdirene Diz:

    olá
    adorei a explicação! agora preciso saber como faço para forrar a caixinha por dentro, também com tecido
    obrigada

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores