Dica: Faça o seu próprio papel para decoupage

fevereiro 28, 2010

Existe hoje uma variedade incrível de papéis para decoupage no mercado, entretanto sempre surge um momento em que o mercado não é capaz de oferecer o produto que você está procurando.

Por exemplo, se você quiser fazer uma caixa personalizada com fotos da sua família, ou com paisagens que você fotografou nas suas últimas férias, ou se você decidir decorar sua caixa com um desenho que ganhou de presente de um amigo, ou uma estampa do tecido de uma blusa antiga que você adora, ou cenas do seu filme favorito…  Nesses momentos, você vai desejar poder fazer seu próprio papel para decoupage. E você pode!

A técnica é muito simples. Se estiver usando fotos digitais ou imagens encontradas na internet, basta imprimir essas fotos ou imagens à laser. Caso esteja usando um desenho, um cartão-postal ou um tecido, basta tirar uma cópia colorida à laser. Isso pode ser feito em impressoras à laser, que algumas pessoas tem em suas casas, ou em um bureau (birô) de impressão (locais onde tiramos cópias, fazemos impressões, encadernações, etc.).

O importante é que a impressão seja feita à laser para que a imagem não se desfaça em contato com a cola para decoupage. As impressoras comuns (jato de tinta) usam tinta à base de água que se dissolve em contato com a água, mesmo depois de seca.

Os papéis para decoupage normalmente são impressos em papel couche brilhante. Os papéis para arte francesa são impressos em papel couche de gramatura mais alta (mais espessos). Para fazer decoupage simples, é preferivel usar papel comum (aquele que usamos nas impressoras de casa ou do trabalho). O bureau de impressão costuma ter todos essses tipos de papel para você escolher.

Depois que a imagem estiver impressa à laser no papel de sua escolha, ele deve ser usado exatamente da mesma forma que um papel de decoupage comprado em uma loja. Mãos à obra!

About these ads

27 Respostas to “Dica: Faça o seu próprio papel para decoupage”

  1. Raquel Duarte Says:

    Cris,
    Sinto muito, mas desconheço o produto de que falou. Você pode usar cola para decoupage em tecido, facilmente encontrada em lojas de artesanato.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  2. Cris Says:

    Oi Raquel. Eu quero fazer a decoupagem em tecido. Eu ouvi falar que o Transfer Print faria essa técnica. O que vc acha?

  3. Raquel Duarte Says:

    Luana,
    Essa técnica não pode ser usada em tecidos, porque o material não tem a leveza necessária. O guardanapo é mesmo o indicado para decoupage em tecido.
    Se você não tiver lojas de artesanato perto da sua casa, procure em papelarias. Esses guardanapos também são vendidos em lojas de decoração (em pacotes com 10 ou 20 unidades).
    A última opção (mas também válida) são os sites de artesanato que entregam pelo correio. As estampas são variadas, mas não ilimitadas, nem personalizadas.
    Caso não encontre o guardanapo que deseja, pode mudar de direção e tentar o carimbo. Você pode mandar fazer um carimbo com qualquer desenho ou palavra que quiser. Eles são relativamente baratos e podem ser reutilizados várias vezes.
    Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  4. Raquel Duarte Says:

    Eliane,
    Eu nunca tentei usar em chinelos, mas acho que não deve ficar muito bom por causa da textura da sola. Se quiser testar, deixe um comentário para contar se deu certo.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  5. Raquel Duarte Says:

    Cris,
    Cole o papel no MDF com cola para decoupage, como faria com qualquer papel comprado pronto.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  6. Cris Says:

    Quero fazer decoupage no tecido com imagem impressa à laser. Como devo proceder depois que tirar a cópia? Que material devo usar?

  7. Eliane Paludo Says:

    mais uma pergunta e como faço essa decoupagem em chinelo com o papel?

  8. Luana Says:

    Ei! Essa dica só funciona com decoupage em matérias “duros”, digamos assim, certo? Em tecido, também funciona? Ou seria o caso de utilizar apenas os guardanapos (que por acaso não sei onde encontrar e muito menos se terá os desenhos que estou querendo :/)? Beijos!

  9. Raquel Duarte Says:

    Rosângela,
    Eu uso cola para decoupage da acrilex. Ela é líquida e esbranquiçada e deve ser usada sem excessos (bem esticada com um pincel). Tem gente que usa cola gel, mas eu, particularmente, não gosto.
    A cola para decoupage que recomendei serve para aplicação sobre materiais pintados com tinta acrílica ou PVA. Ou seja, ele serve não só para MDF, como também para qualquer superfície que tenha recebido primer, como vidro ou plástico. Se você usar diretamente sobre o acrílico, a decoupage provavelmente irá soltar.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Raquel Duarte

  10. Rosângela Says:

    Imprimi motivos para caixinha de costura lindos, que achei na internet, mas nunca tinha feito decoupage. Resolvi por conta própria usar cola branca comum e ficou tudo esbranquiçado. Usei o papel comum e descobri seu blog e adorei a dica do papel. Mas gostaria de saber qual a melhor cola para usar na decoupage. Fiz numa tampa de uma caixa de acrilico, funciona? Parabéns pelo blog.

  11. Raquel Duarte Says:

    Lika,
    De nada!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  12. Lika Says:

    Tirei uma dúvida importante,obrigada!

  13. Raquel Duarte Says:

    Gisela,

    O guardanapo utilizado para artesanato possui três camadas de papel como qualquer guardanapo comum. Apenas a primeira camada é decorada e é por isso que descartamos as outras duas. A origem dessa técnica reside na utilização de guardanapos de papel decorados confeccionados para utilização em refeições. Pacotes desses guardanapos ainda hoje são vendidos em lojas de artigos para decoração. Hoje em dia há linhas de guardanapos fabricadas exclusivamente para artesanato, mas você pode utilizar qualquer guardanapo decorado para essa técnica.

    Quando se faz decoupage com papel não há necessidade de fazer nenhuma divisão de camadas. A folha de papel é única é deve ser usada dessa forma. Apenas passe cola no verso do papel e fixe o mesmo na peça com o auxílio de um pedacinho de malha.

    Há no mercado adesivos para decoupage. Nesse caso será necessário retirar a película de papel encerado e utilizar apenas o papel adesivado.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Raquel Duarte

  14. Gisela Says:

    Mas no guardanapo temos que “separar o papel em duas camadas”. Como fazemos isso no papel comum?

  15. Raquel Duarte Says:

    Vanuza,
    Pode fazer decoupage com papel de presente. Ficará bom.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  16. Raquel Duarte Says:

    Thais,
    Pode imprimir em papel ofício comum, mas não pode ser com a impressora jato de tinta.
    Obrigada pela visita.
    Raquel Duarte

  17. Thais Bello Says:

    ola,se eu imprimir uma imagem em folha de oficil normal.eu posso usar para fazer decoupage em mdf.fica bom?

  18. vanuza Says:

    posso fazer decoupage em uma caixinha de MDF com figuras recortado de papel para embrunhar presente?

  19. Rossita Figueira Says:

    Olá, adorei as dicas! Obrigada! Beijos!

  20. Raquel Duarte Says:

    Patrícia,

    Você pode usar papel couchê, mas eu não recomendo. O papel ofício funciona melhor porque é mais poroso. O papel couchê tende a criar bolhas. Quanto maior a gramatura pior será o resultado.

    Obrigada pela visita.

    Raquel Duarte

  21. PATRICIA PONTIFE Says:

    OLÁ! PARA DECOUPAGEM EM TECIDO POSSO USAR O PAPEL COUCHE? QUAL GRAMATURA? É PARA FAZER TOALHAS DE LAVABO E DE ROSTO. GRATA PELA ATENÇÃO.
    PATRÍCIA

  22. Raquel Duarte Says:

    Muito obrigada, Miriam! Fico feliz que tenha gostado da dica!

  23. Miriam Says:

    Vc é fantastica!! Obrigado por deixar tão esclarecido.
    Miriam

  24. Raquel Duarte Says:

    Meire,
    Lojas que fazem cópias também costumam imprimir a laser.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  25. meire Says:

    Como eu consigo essa impressão a lazer .

  26. rosana Says:

    gostei da ideia por que eu
    estou comesando agora

  27. decouart Says:

    what a great idea! it looks fantastic


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: